Climatologia

Condições do El Niño devem continuar por alguns meses

Pode haver recuo de abril a junho, diz serviço meteorológico americano

Espera-se que o fenômeno El Niño continue por alguns meses, com 73% de chance de recuo entre abril e junho, informou nesta quinta-feira (11) o Centro de Previsão Climática do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (EUA).

El Niño é um padrão climático associado a uma interrupção dos padrões de vento que significa temperaturas mais quentes na superfície do oceano no Pacífico central e oriental. F

enômeno, que pode provocar condições climáticas extremas, como incêndios florestais, ciclones tropicais e secas prolongadas, tem afetado os mercados, especialmente os mercados emergentes, que são os mais expostos a oscilações nos preços dos alimentos e da energia.

No Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disse que El Niño prejudicou a produção de grãos em todo o país devido ao calor excessivo. Também na América do Sul, o Equador racionou a energia devido a uma seca causada pelo El Niño, que reduziu a produção das usinas hidrelétricas.

“O El Niño geralmente produz invernos mais quentes e úmidos, o que pode resultar em neve pesada e falta de energia. Nos últimos 10 anos, a Generac tem monitorado e observado um aumento de 20% nas interrupções de energia (nos EUA) nos meses de inverno do El Niño”, disse Aaron Jagdfeld, presidente executivo da fabricante de equipamentos de energia Generac.

O Departamento de Meteorologia do Japão disse nesta quinta-feira que há 40% de chance de El Niño continuar até o fim da primavera do Hemisfério Norte.

Leia mais

El Niño de alta intensidade deve afetar produção de uvas

El Niño deve aumentar volume de chuvas nos próximos meses no Sul

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios