Jundiaí implementa corredor de ônibus para priorizar o transporte coletivo
niIciativa da Prefeitura busca melhorar mobilidade urbana e reduzir congestionamentos

A partir de 23 de janeiro, Jundiaí adotará um corredor de ônibus preferencial na Rua Rangel Pestana, com extensão de 1.500 metros, do cruzamento com a Rua Benjamin Constant até o cruzamento com a Rua Secundino Veiga. Além disso, a Rua Dr. Torres Neves, no centro da cidade, também contará com um corredor de ônibus preferencial, com 150 metros de extensão. A medida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da cidade e visa dar prioridade ao transporte coletivo.
A velocidade máxima permitida na Rua Rangel Pestana será reduzida de 50 km/h para 40 km/h. Essa é a primeira etapa da implementação de corredores preferenciais pela Prefeitura de Jundiaí. Segundo José Antonio Parimoschi, Gestor de Governo e Finanças, a ação busca otimizar o trânsito e beneficiar o transporte público.
Além das mudanças no corredor, haverá alterações nos pontos de ônibus da Rua Rangel Pestana. O ponto próximo ao restaurante Bom Prato será desativado, e a linha 953 (Terminal Colônia) será realocada. Outras linhas, como 512 (Vila Aparecida), 715 (Jardim São Camilo) e 917 (Terminal Vila Hortolândia via Ponte São João), serão transferidas para a Rua Dr. Torres Neves, ao lado do estacionamento.
A decisão é baseada em um levantamento da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), que revelou a necessidade de melhorias nas linhas que circulam pela Rua Rangel Pestana, onde são realizadas diariamente 1.048 viagens de ônibus, transportando 17.050 passageiros, além de 338 viagens intermunicipais diárias. O objetivo é reduzir a concentração de pessoas em trechos de tráfego intenso.
O corredor funcionará de segunda a sexta, das 06h às 08h30 e das 16h30 às 19h00, com velocidade máxima permitida de 40 km/h. Fora desses horários, outros veículos poderão circular, mas a sinalização será clara para orientar os motoristas sobre as alterações. Placas e faixas estão sendo instaladas para informar as mudanças aos usuários da via.
Aloysio Queiroz, Gestor de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, destaca que as faixas preferenciais foram necessárias devido ao aumento no volume de veículos nas vias municipais, visando a melhoria da mobilidade urbana na cidade.
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