A combinação climática de chuva e calor tem sido propícia para o aumento dos casos confirmados de Dengue em cidades da região. Itupeva não é exceção, registrando um salto de 2 para 6 casos positivos em janeiro de 2023 e 2024, respectivamente.
O mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika, encontra nas condições climáticas atuais o ambiente ideal para sua reprodução.
A Prefeitura de Itupeva está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti com medidas preventivas e de bloqueio. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) desempenha papel fundamental, orientando a população e realizando vistorias casa a casa. Estratégias como a eliminação mecânica e química de criadouros e nebulizações de bloqueio em áreas com casos confirmados têm mostrado eficácia.
Ampliando sua atuação, a UVZ, respaldada pela Lei nº 2.309 de outubro de 2022, passou a notificar proprietários de imóveis, comerciais ou residenciais, que não adotam cuidados sanitários, representando risco na proliferação do mosquito.
A Prefeitura faz um apelo à população para que também contribua na prevenção, adotando práticas simples, tais como verificar acúmulo de água nas calhas, colocar areia nos pratinhos das plantas, manter recipientes virados para baixo, higienizar a bandeja da geladeira, tratar a água da piscina com cloro e higienizar os recipientes de água dos animais de estimação. A colaboração de todos é essencial para conter a propagação do Aedes aegypti e reduzir os riscos de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito.
LEIA MAIS
DAE realiza controle de peixes nas represas de Acumulação e de Captação
Trânsito Complicado: incidentes causam congestionamento em Jundiaí