Política

Polícia Federal indicia Bolsonaro por falsificação de certificados de vacinas

Ex-presidente e suspeitos são acusados de inserir dados falsos no sistema público

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) no caso de falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19. Eles foram indiciados pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema público e associação criminosa, conforme revelado pelo portal G1 e confirmado pela Folha de S.Paulo.

Segundo a suspeita da Polícia Federal, os dados falsos de vacinação foram inseridos nos registros do SUS do ex-presidente para emitir um certificado. Em maio de 2023, Bolsonaro prestou depoimento à PF, negando ter determinado a inserção de dados falsos em sua carteira de vacinação.

Mauro Cid também reivindicou o direito ao silêncio em depoimento anterior e sua defesa alegou não ter acesso total à investigação. Já Gabriela Santiago Cid, esposa de Mauro Cid, admitiu em depoimento ter usado um certificado falso de vacinação contra a Covid-19, culpando o marido pela inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde.

A PF aponta que Bolsonaro tinha conhecimento da inserção fraudulenta dos dados, mantendo-se inerte em relação à fraude. O ex-presidente havia prometido apresentar seu cartão de vacinação, porém o acesso foi negado por sua gestão, apesar dos questionamentos via Lei de Acesso à Informação.

A Procuradoria-Geral da República, que inicialmente tentou barrar a investigação, mudou de postura e passou a apoiar a apuração após a chegada de Lula à Presidência. O caso investiga a atuação de uma associação criminosa para inserção de dados falsos de vacinação, supostamente para emissão de certificados para viagens aos EUA.

LEIA MAIS

Lula fala sobre suposto plano de golpe de Estado e chama Bolsonaro de “covardão”

Moeda rara de R$ 1 pode valer até R$ 8 mil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios