
O Plano de Contingência Operação Estiagem 2024 está em andamento e se estende até o dia 30 de setembro.
Neste período, a Defesa Civil de Jundiaí, de forma intersetorial, concentra os esforços para minimizar os problemas decorrentes da falta de chuvas e da baixa umidade relativa do ar (URA). A combinação dos fatores facilita os casos de incêndios, principalmente em vegetações.
O trabalho consiste no mapeamento e monitoramento das áreas com maior incidência de incêndios, para rápida ação em caso de fogo; cursos gratuitos e abertos ao público para ensinamento e aperfeiçoamento dos procedimentos de ação, em caso de ocorrências de incêndio; além da divulgação de boletins com informações sobre a previsão do tempo, a umidade relativa do ar, os riscos de incêndio, as temperaturas máximas atingidas ao longo do dia e a velocidade máxima do vento – que pode contribuir com o alastramento do fogo.
“A Operação é composta por pessoas comprometidas, que lutam diariamente pelo bem-estar do jundiaiense, com estratégias elaboradas para a prevenção e rápida atuação. O esforço conjunto tem sido um sucesso e há anos não registramos ocorrências mais graves na cidade”, avalia o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
Os telefones de contato da Defesa Civil são o 199 ou (11) 4586-0666. Outros contatos são: Corpo bombeiros (193) e Guarda Municipal (153).
Leia mais
Mais de 3,3 mil vagas de emprego disponíveis em Jundiaí
Vaga para “Especialista em Soneca” com remuneração de R$ 500 por dia
Jundiaí investe em segurança com novas câmeras de monitoramento