Economia

Banco Central anuncia Pix por aproximação

Novidade permitirá transferências instantâneas durante compras online

A partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão realizar transferências pelo Pix por aproximação, conforme anunciado pelo Banco Central nesta semana. Essa modalidade permitirá que os usuários efetuem pagamentos instantâneos sem precisar sair do ambiente de compras online para acessar o aplicativo bancário.

Para viabilizar o Pix por aproximação, será necessário incluir novos tipos de instituições financeiras no sistema de open finance, além de estabelecer uma governança clara para o compartilhamento de dados entre elas.

O Banco Central planeja publicar normas detalhadas até o fim de julho deste ano, definindo as responsabilidades das instituições financeiras e iniciando os testes em novembro. O serviço estará disponível para a população a partir de 28 de fevereiro de 2025.

Essas mudanças fazem parte das novas regras do open finance, visando simplificar os pagamentos online ao oferecer o Pix nas carteiras digitais das instituições financeiras. Instituições com mais de 5 milhões de clientes serão obrigadas a aderir ao open finance, ampliando a possibilidade de compartilhamento de dados entre os clientes de 75% para 95%.

O cliente interessado deverá se cadastrar em uma instituição participante do open finance e habilitar a função Pix em sua carteira digital para usufruir da nova modalidade de pagamento.

LEIA MAIS

Quais documentos são nescessários para retirada de medicamento na Farmácia de Alto Custo?

Guardas surpreendidos ao ajudar homem caído na praça

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios