JundiaíMeio Ambiente

Mais um morcego com raiva é identificado em Jundiaí

Oitavo caso no primeiro semestre de 2024

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí confirmou o oitavo caso de morcego com raiva em 2024, encontrado na região da Vila Alvorada. O morcego da espécie Artibeus lituratus, que se alimenta de frutas, foi descoberto morto em uma via pública no dia 4 de julho. Um gato possivelmente teve contato com o animal e seu dono já recebeu as orientações necessárias.

VISAM intensificou as medidas de prevenção no bairro, orientando moradores, estabelecimentos e veterinários sobre os cuidados necessários.

Orientações Importantes

A VISAM recomenda que qualquer avistamento de morcegos em situações não usuais, como dentro de residências, quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, seja imediatamente comunicado pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão-156. Os técnicos farão a retirada segura e o diagnóstico da raiva.

Caso encontre um morcego, isole o cômodo ou imobilize o animal usando um balde, pote, pano ou caixa.

Para a preservação da saúde, os donos de cães e gatos devem atualizar anualmente a vacina antirrábica dos seus pets. A vacina é gratuita e pode ser agendada pelo telefone com a VISAM, localizada na Rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal.

Outra orientação necessária à preservação da saúde e da vida é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico. A aplicação ocorre no órgão, localizado na rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal.

Os morcegos são animais protegidos pela Lei Federal nº 9.605/98, considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados, sendo que matá-los ou agredi-los é considerado crime ambiental.

Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos positivos para raiva.

📲 Junte-se ao canal de empregos do Rede Noticias WhatsApp

📲Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações!

LEIA MAIS

Homem de Cabreúva está desaparecido desde fevereiro

Campanha de Inverno em Jundiaí já arrecadou mais de 17 mil itens

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios