Meio AmbienteTrânsito

Motoristas devem redobrar a atenção: queimadas colocam segurança em risco

Governo lança campanha para prevenir incêndios e orientar condutores

A Artesp e as concessionárias rodoviárias alertam para o aumento das queimadas nas rodovias devido ao tempo seco e escassez de chuva, especialmente no outono e inverno. Dados mostram que, no segundo trimestre de 2024, houve um aumento significativo de queimadas em comparação ao mesmo período de 2023, com 3.237 ocorrências registradas. Durante todo o ano de 2023, foram 5.396 casos, e apenas no primeiro semestre de 2024, já haviam sido registrados 4.025 incêndios.

Queimadas são comuns em áreas secas e vegetativas, mas muitas são provocadas por ações humanas, como o descarte de cigarro, fogueiras e queima de lixo. Esses incêndios representam um perigo significativo para a segurança dos motoristas, reduzindo a visibilidade e aumentando o risco de acidentes.

Para prevenir e combater os incêndios, o Governo de São Paulo lançou a operação SP Sem Fogo, com a colaboração de várias instituições, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental.

Dicas de segurança para motoristas incluem informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199), ou a concessionária responsável se encontrarem um incêndio. Em áreas com fumaça densa, os motoristas devem manter a atenção total, evitar distrações, e tomar precauções como manter os vidros fechados e trafegar com farol baixo.

LEIA MAIS

Brasil avança no registro civil infantil, mas desigualdades persistem

Google abre vagas com salários de até R$15 mil reais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios