EconomiaMeio Ambiente

Goiás, o celeiro do Brasil para o mundo

Destaque nacional na produção de carne, grãos e cana de açúcar, Goiás apresenta em Barretos as oportunidades de trabalho e investimentos no agronegócio

O agronegócio goiano é motivo de orgulho para todo o Brasil. A cada ano, o setor apresenta crescimento acima da média nacional, com resultados na geração de emprego, renda e balança comercial. A ExpoGoiás leva à 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos um pouco de toda essa tradição e modernidade. Iniciativa do Governo de Goiás, a exposição tem como objetivo atrair visitantes, apresentar oportunidades de negócios e expor os atrativos que caracterizam Goiás como uma potência no campo, aliado a uma economia em pleno crescimento e elevada qualidade de vida.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Goiás tem o terceiro maior rebanho bovino do país, com 24,4 milhões de cabeças em 2022. O Estado também ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de grãos do país na última safra, segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para se ter uma ideia, de janeiro a março de 2024, Goiás exportou 81,5 mil toneladas de carne bovina para 64 países, gerando US$ 358,1 milhões em receita. Com esse resultado, Goiás responde por 13,6% das exportações brasileiras de carne bovina. A tendência é de aumento das vendas externas com novas habilitações de plantas, aliado ao recente status de país livre de febre aftosa sem vacinação animal.

Nas exportações de frango, o crescimento foi de 43,5% nos últimos cinco anos, o que elevou a participação do Estado de 6,9% para 8,2% do Valor Bruto da Produção (VBP) nacional.

Soja e milho

A soja é o principal produto do agro goiano. A área plantada cresceu 38,4% nas últimas dez safras e soma 4,6 milhões de hectares. No mesmo período, a produção aumentou 85,7%, alcançando elevados níveis de produtividade. A soja goiana responde por 60,0% do valor total das vendas externas de produtos do agronegócio de Goiás, com destino para 37 países.

Dentro do complexo de grãos, as perspectivas para o milho no mercado de etanol são animadoras. Em Goiás, o crescimento foi de 50,9% na safra 2023/24, em comparação à safra anterior, participando com 11,3% da produção brasileira.

Apesar do incremento da produção de etanol a partir do milho, Goiás investe na produção de cana-de-açúcar. O Estado ocupa o 3º lugar no ranking nacional dessa cultura e o 2º lugar na produção de etanol. Enquanto que a área plantada nacional foi reduzida em 7,4% nos últimos dez anos, Goiás aumentou em 11,8%, com crescimento da produção em 15,5%. A produção de etanol da cana-de-açúcar cresceu 13,7% em Goiás, contra 3,6% no Brasil.
O agronegócio é uma força que fortalece a economia e desenvolve centenas de municípios em Goiás, tornando o Estado um dos principais polos de atração de profissionais que buscam oportunidades de trabalho e qualidade de vida. Conheça Goiás e encante-se!

📲Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações!

📲 Junte-se ao canal de empregos do Rede Noticias WhatsApp

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o processo seletivo Santander

Prefeitura de Jundiaí na mira da Justiça por incêndios na Serra do Japi

  • Beta

Funcionalidade Beta

  • Beta

Funcionalidade Beta

  • Beta

Funcionalidade Beta

  • Beta

Funcionalidade Beta

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios