
Com o primeiro turno das Eleições 2024 às portas, cinco candidatos em Jundiaí tiveram suas candidaturas cassadas, representando 2% do total. O levantamento do TSE inclui problemas com documentação e inelegibilidade.
Em Jundiaí, os cinco candidatos cassados representam 2% do total de políticos que disputam o pleito. Na região, Jarinu registra o maior número de cassações, com 15% dos candidatos impedidos. Os candidatos ainda podem recorrer da decisão na Justiça Eleitoral.
Os principais motivos para a cassação das candidaturas incluem o não cumprimento de requisitos formais estabelecidos pela lei eleitoral, como problemas com documentação e processos burocráticos. Além disso, outros candidatos foram considerados inelegíveis pelo TSE.
O processo de cassação é aplicado quando os candidatos não atendem às condições de elegibilidade, como nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, filiação partidária, e domicílio eleitoral na circunscrição do pleito. Além disso, a inelegibilidade, que impede temporariamente a candidatura, também é um fator determinante, podendo ser absoluta ou relativa, conforme definido pela Lei Complementar nº 64/90.
LEIA MAIS