Novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos
Equipamento estará em Campinas e irá atender região de Jundiaí
Um novo radar meteorológico de alta tecnologia vai detectar eventos climáticos extremos em Campinas e região de Jundiaí.
De acordo com as informações, O equipamento foi instalado nesta semana no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas e a expectativa é que comece a operar de forma experimental em dezembro. Jundiaí, a cerca de 40km de distância, será um dos municípios abrangidos.
Ainda de acordo com as informações, o radar foi adquirido pela Unicamp em parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), do Governo de São Paulo, e com a participação da Defesa Civil do Estado.
Sendo assim, este equipamento será utilizado para atuar na prevenção de eventos climáticos que coloquem vidas em risco. Os alertas vão se somar ao Sistema de Radares do Governo de São Paulo.
O aparelho – uma antena parabólica presa a um pedestal, dentro de uma redoma de 4 metros de diâmetro – foi colocado em uma torre de 10 metros de altura instalada em uma área do Cepagri. Ele pesa cerca de 3 toneladas.
Leia mais