Uma comitiva intersetorial de Bauru (SP) esteve em Jundiaí na última segunda-feira (11) para conhecer de perto os programas que têm transformado a educação e o ambiente urbano da cidade. A visita foi inspirada nos programas municipais Escola Inovadora e Cidade das Crianças, e teve como objetivo entender as boas práticas de Jundiaí em diversos equipamentos e serviços públicos voltados ao atendimento infantil e educação.
Visita a Equipamentos Públicos de Jundiaí
O grupo, denominado Rede EducaBauru, é formado por profissionais de várias áreas da administração pública e do terceiro setor, incluindo representantes das secretarias de Educação, Assistência Social, Arquitetura, e Conselhos Municipais. A visita teve início pela manhã, no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância, localizado em frente ao Complexo Argos, e seguiu para a Fábrica das Infâncias Japy, na Vila Arens, e o Mundo das Crianças, na parte da tarde.
Encabeçada pelo secretário de Educação de Bauru, Nilson Ghinardello, a comitiva demonstrou grande entusiasmo ao conhecer as iniciativas que transformaram a forma como a cidade integra educação e desenvolvimento urbano.
Boas Práticas de Jundiaí
De acordo com a gestora de Educação de Bauru, Vastí Ferrari Marques, a visita teve como foco a observação de como Jundiaí tem implementado suas políticas públicas, especialmente no que diz respeito à educação infantil. “Eles puderam ver, não apenas como o Governo Municipal de Jundiaí, sob a liderança do prefeito Luiz Fernando Machado, aplica suas plataformas, mas também como as ações resultam em transformações nos espaços urbanos e escolares”, explicou.
A comitiva bauruense ficou impressionada com a integração entre escolas e a comunidade, destacando a importância da escuta ativa, por meio de conselhos escolares e do Comitê das Crianças, que são fundamentais para a adaptação dos espaços à realidade das crianças e suas famílias.
Além disso, a visita permitiu a troca de experiências e conhecimentos sobre como Jundiaí vem aplicando suas unidades escolares e equipamentos públicos para criar ambientes mais inclusivos, que priorizam a educação e o bem-estar das crianças. A interação entre diferentes áreas e a colaboração intersetorial, características marcantes da gestão pública da cidade, foram destacados pelos participantes da visita como um diferencial importante para o sucesso dos programas.
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