Policiais da DIG de Jundiaí e do GOE de Campinas, em apoio à Polícia Civil do Rio Grande do Sul, cumpriram mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (14) em Jundiaí. A operação prendeu um suspeito acusado de crimes de ódio, como ameaças e ofensas racistas, direcionados a políticos de várias regiões do país.
A ação faz parte de uma investigação conduzida pelo Rio Grande do Sul, que apura uma série de crimes de ódio cometidos sistematicamente por um grupo suspeito de operar na “dark web”. Os alvos utilizavam perfis falsos para enviar mensagens ofensivas, com conotações racistas e ameaças gravíssimas que atingiam até os familiares das vítimas.
- Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as
novidades e atualizações! - 📲Entre em nosso grupo e receba diversas vagas por dia em seu celular
O inquérito foi motivado por denúncias de uma deputada estadual gaúcha, que relatou ter recebido mensagens ameaçadoras. Há suspeitas de que o grupo tenha atuado contra outros parlamentares em diferentes estados brasileiros.
Durante a operação, realizada em uma residência de Jundiaí, os policiais apreenderam diversos equipamentos eletrônicos, como computadores e dispositivos móveis, que confirmaram as práticas criminosas apontadas. Um dos suspeitos foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro de Triagem, onde aguardará decisão judicial. Outro investigado não foi localizado.
O preso responderá pelos crimes de Associação Criminosa, Injúria Racial, Ameaça e Violência Política. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.
LEIA MAIS
Inscrições abertas para workshops de gastronomia em Jundiaí
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas e prende devedor de pensão