Morcego positivo para raiva é capturado em Jundiaí
Vigilância em Saúde Ambiental orienta a população sobre prevenção da doença

A Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) de Jundiaí identificou, no bairro Caxambu, um morcego infectado com raiva, o décimo caso registrado este ano. O animal foi encontrado vivo, pendurado na parte interna de uma residência, mas não houve contato com pessoas ou outros animais.
A população precisa ficar em alerta no caso de encontrar um morcego em comportamento atípico, como caído ou preso em grades. Caso ocorre informe a Vigilância em Saúde Ambiental, através do Serviço de Atendimento ao Cidadão-156.
A Visam reforça a importância da vacinação anual contra a raiva para cães e gatos, que pode ser feita gratuitamente por meio de agendamento. Além disso, orienta que, ao encontrar um morcego em locais não usuais, a população deve isolar a área e não tocar no animal, entrando em contato com a Vigilância para o recolhimento seguro.
Em 2024, nove morcegos já foram encontrados com raiva em Jundiaí, principalmente em áreas residenciais frequentadas por animais de estimação, que podem ser contaminados e transmitir a doença aos humanos. A raiva é uma doença fatal, mas pode ser prevenida com a vacinação adequada.
Os morcegos são protegidos por lei e não devem ser agredidos ou mortos. Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos infectados.
LEIA MAIS
Shopping oferece vagas temporárias de final de ano
Natacha Horana, influenciadora com 1 milhão de seguidores, tem bens apreendidos pela polícia