Detran-SP atinge marca histórica com mais de 1 milhão de emplacamentos em 2024
Crescimento é o maior em uma década, superando recordes de veículos novos e usados no estado de São Paulo
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alcançou uma marca histórica nesta semana: mais de 1 milhão de veículos (1.006.649) emplacados desde o início de 2024. É a primeira vez em uma década que o estado atinge este volume, superando os 963.888 emplacamentos registrados em todo o ano passado.
Comparado a 2023, o número representa um aumento de quase 4% no total de veículos emplacados. Além disso, o volume foi alcançado 27% mais rapidamente, considerando que o marco de 1 milhão foi registrado em 18 de novembro, enquanto, no ano anterior, haviam sido emplacados 784.633 veículos no mesmo período.
Demanda aquecida no mercado de novos e usados
O crescimento não se limita aos veículos novos. O Detran-SP também registrou um aumento expressivo nas transferências de automóveis usados, com 694.192 emissões automatizadas realizadas até novembro deste ano, mais que o dobro do total de 287.375 emissões feitas em 2023.
“Os números mostram o aquecimento do mercado automotivo em São Paulo. Temos trabalhado para facilitar o processo e atender essa crescente demanda”, afirmou Vinicius Novaes, diretor de Veículos do Detran-SP.
Aumento expressivo de motos e outros veículos
Outro destaque foi o crescimento de emplacamentos de motocicletas, que subiram de 30% para 32% no total de novos veículos registrados no estado. De janeiro a novembro de 2024, 322.887 motos foram emplacadas, superando as 306.181 registradas em todo o ano passado.
Os automóveis leves de quatro rodas, como carros e utilitários, mantiveram cerca de 60% de participação, totalizando 601.029 emplacamentos. Outras categorias, como reboques, motonetas, caminhões e ônibus, também apresentaram crescimento, reforçando o aquecimento do mercado automotivo no estado.
O Detran-SP atribui os resultados ao investimento em tecnologia e melhorias nos serviços para garantir agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão paulista.
LEIA MAIS
Incêndio destrói casa em Itupeva
Prefeitura abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil