Jundiaí realiza Dia D de Mobilização contra as Arboviroses
Ação visa combater o Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya

Neste sábado (30), Jundiaí promove o Dia D de Mobilização contra as arboviroses, com foco na prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, que também marca o início da Campanha contra a Dengue 2025, acontecerá na Praça Governador Pedro de Toledo, das 9h às 16h, com atividades educativas e conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura de Jundiaí realiza neste sábado (30) o Dia D de Mobilização contra as arboviroses, um esforço conjunto para combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, promovida pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), acontecerá na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), das 9h às 16h.
A gerente da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva, destaca a importância da mobilização da população no combate ao mosquito. “O clima está favorável e precisamos continuar vigilantes. Já estamos atuando em todas as regiões da cidade, mas a colaboração de cada morador é essencial. Muitos imóveis ainda possuem focos de água parada, e esse é um risco para novos surtos”, alerta a biomédica.
- 📲Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as
novidades e atualizações! - 📲Entre em nosso grupo e receba diversas vagas por dia em seu celular
Durante a ação, os moradores poderão visitar a barraca educativa da VISAM, onde será possível aprender sobre o ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti. Para as crianças, um espaço especial será preparado, visando aumentar a conscientização desde cedo. “Sem conscientização e mobilização, corremos o risco de uma nova epidemia no próximo ano”, completa Ana Lúcia.
De acordo com o último Boletim de Arboviroses, Jundiaí já registrou 22.713 casos de dengue, com 16 mortes, além de 4 casos de chikungunya. Os bairros mais afetados, como Jardim Tamoio, Santa Gertrudes e Vila Hortolândia, permanecem em risco. A VISAM já realizou mais de 123 mil ações de combate ao mosquito neste ano, incluindo visitas domiciliares, investigações epidemiológicas e atividades educacionais.
A população é convocada a participar e contribuir com a luta contra o Aedes aegypti, visitando a ação neste sábado e adotando medidas preventivas em casa.
LEIA MAIS
Fitoterápicos ganham destaque na saúde pública de Jundiaí
Jundiaí lança Operação Chuvas de Verão para prevenir danos das chuvas intensas