A DAE Jundiaí deu início à construção de uma usina fotovoltaica em seu estacionamento administrativo, localizado na Vila Hortolândia. A obra, que faz parte de um investimento de R$ 14 milhões, prevê a instalação de mais de 2.200 painéis solares, capazes de atender aproximadamente 70% do consumo de baixa tensão da empresa.
Mudanças temporárias para os colaboradores
Para viabilizar a construção, a cobertura de parte do estacionamento foi retirada, e uma área provisória, ao lado do prédio administrativo, foi asfaltada e sinalizada para abrigar os veículos dos funcionários. O acesso ao estacionamento provisório deve ser feito pela alça da Rodovia João Cereser. Já a portaria principal, o estacionamento de clientes e o posto de atendimento continuam com entrada pela Avenida Alexandre Ludke, nº 1.500.
Detalhes do projeto
Com previsão de conclusão em dez meses, o projeto vai muito além da geração de energia sustentável. A estrutura contará com:
- Edifício com dois pavimentos:
- Térreo: estacionamento coberto para motos (50 vagas).
- Primeiro andar: subestação, sala de painéis e inversores, um mirante com vista para a usina e bicicletário.
- Estacionamento renovado: capacidade para 310 vagas cobertas para carros, incluindo espaços adaptados para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.
Segundo Luciano Marco Catalano, assessor da DAE, “as escavações do talude para a construção de um muro de contenção já começaram, e o próximo passo será a execução das fundações dos pilares.”
Sustentabilidade e inovação
O projeto reafirma o compromisso da DAE com a sustentabilidade e inovação, utilizando energia limpa para reduzir custos operacionais e o impacto ambiental. A geração distribuída (GD) permitirá maior eficiência energética, beneficiando tanto a empresa quanto a comunidade de Jundiaí.
As obras prometem transformar o espaço, unindo infraestrutura moderna e práticas sustentáveis, alinhadas às demandas ambientais e sociais.
LEIA MAIS