Mais de 8 mil celulares são apreendidos em operação; polícia busca os donos
Aparelhos foram apreendidos em assistências técnicas no centro da capital; identificação dos donos será um desafio
A Polícia Civil de São Paulo está à procura dos proprietários de mais de 8 mil celulares recuperados em uma grande operação realizada na região da Rua Santa Ifigênia, no centro da capital. O local é conhecido como um ponto de referência para compra e conserto de eletrônicos.
Durante a operação, foram apreendidos mais de 8,5 mil aparelhos sem comprovação de procedência. Muitos estavam desmontados ou com o número de série e o IMEI – espécie de RG do dispositivo – raspados. A investigação também levou à prisão de 32 pessoas, suspeitas de envolvimento com o comércio ilegal de celulares.
Desafio na identificação
Agora, o grande desafio para os investigadores é localizar os donos dos aparelhos. O delegado seccional Jair Ortiz explicou que será necessário tempo para a perícia desbloquear os celulares e comparar os números de IMEI com os boletins de ocorrência registrados pelas vítimas.
Entretanto, nem todas as vítimas registram o boletim de ocorrência, e muitos dos que o fazem não incluem informações essenciais, como o número de série do aparelho. Isso torna o trabalho de identificação comparável a “procurar uma agulha no palheiro”.
Ponto de partida da investigação
A operação teve como base informações contidas em boletins de ocorrência, que guiaram as ações policiais no início deste ano. Os celulares apreendidos ocupam toda a sala da delegacia e ainda assim não couberam completamente no espaço, evidenciando a magnitude do problema.
Alerta à população
A Polícia Civil reforça a importância de registrar boletins de ocorrência detalhados, incluindo o número de série ou IMEI dos aparelhos, para facilitar o processo de identificação em casos de furto ou roubo.
LEIA MAIS
VÍDEO – Estrutura cai em cima de carros em supermercado
Janeiro Branco: Os cuidados com a saúde mental