Manter as vacinas em dia é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde de crianças e adolescentes. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) aproveita o período de férias escolares para reforçar o convite aos pais e responsáveis para atualizarem as carteirinhas de vacinação.
As doses previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), além da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família no horário de atendimento das salas de vacinação.
Vacinas disponíveis
Além das vacinas do PNI, o município também oferece a vacina contra a Covid-19:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Pessoas a partir de 12 anos em grupos prioritários.
O cronograma está disponível no site da Prefeitura, acessível pelo link: Calendário de Vacinação.
Cobertura vacinal em Jundiaí
Em 2024, houve avanços na cobertura vacinal da cidade, mas algumas metas preconizadas pelo Ministério da Saúde ainda não foram atingidas. Entre as vacinas para menores de um ano, por exemplo:
- Rotavírus: 92,82%;
- Pólio Injetável (VIP): 92%;
- Penta: 91,90%;
- Febre Amarela: 83,34%;
- Meningo C: 93,11%.
A vacina contra a dengue apresenta índices ainda mais preocupantes. Apenas 9,97% das primeiras doses e 3,57% das segundas doses foram aplicadas na faixa etária de 10 a 14 anos, mesmo sendo o grupo com maior número de internações pela doença.
Alerta das autoridades
O gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin da Silva, reforça a importância da vacinação como ferramenta essencial para prevenir doenças graves e evitar surtos. “A vacinação é fundamental para preservar a saúde da população e garantir a imunidade coletiva, protegendo grupos vulneráveis”, afirmou.
A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, destaca que a baixa adesão à vacina contra dengue é preocupante. “Tivemos uma pandemia, e o Ministério da Saúde determinou a vacinação porque crianças e adolescentes foram os mais afetados. Precisamos de um esforço coletivo para evitar mortes e internações”, alertou.
O que levar para vacinar
Para receber as doses, é necessário apresentar documento com CPF e a carteirinha de vacinação.
A UGPS reforça o pedido de conscientização para que todas as crianças e adolescentes estejam protegidos, garantindo a saúde coletiva e prevenindo doenças evitáveis.
LEIA MAIS
Jundiaí gera mais de 7 mil empregos com carteira assinada em 2024