Por que o dia vai ser mais curto nesta quarta-feira?
Planeta vai girar mais rápido em 9 de julho, encurtando o dia em 1,30 milissegundo; outros dois dias de 2025 também terão duração reduzida

Nesta quarta-feira (9), a Terra registrará o dia mais curto de 2025. O planeta completará sua rotação com 1,30 milissegundo a menos que o habitual, devido a uma leve aceleração no movimento de rotação.
Normalmente, a Terra leva cerca de 86.400 segundos (24 horas) para girar em torno do próprio eixo. No entanto, neste dia, a rotação será finalizada um pouco mais rápido — um fenômeno imperceptível para o cotidiano, mas monitorado com precisão por cientistas.
Essa variação não é incomum. Ainda em 2025, os dias 22 de julho e 5 de agosto também devem apresentar encurtamentos, com 1,38 e 1,51 milissegundos a menos, respectivamente.
Essas alterações são causadas por fatores naturais como a interação gravitacional com a Lua, alterações no núcleo da Terra, marés e até eventos climáticos extremos.
Apesar de sutis, esses ajustes têm impacto em sistemas de medição do tempo, como os relógios atômicos e a contagem do chamado “tempo universal coordenado” (UTC), base para tecnologias de navegação e comunicação.
LEIA MAIS
Idosa atropelada por ônibus após mal súbito morre em Jundiaí duas semanas após internação
Suspeito de matar apresentador Luiz Brito se entrega à polícia