Waze passa a indicar rotas alternativas durante feiras e varejões em Jundiaí
Prefeitura inclui as feiras e varejões em aplicativo de navegação com foco na segurança e melhoria na indicação de trajetos

Motoristas que utilizam o Waze em Jundiaí agora contam com uma nova funcionalidade: o aplicativo de navegação passa a sugerir rotas alternativas em horários e locais onde ocorrem feiras livres e varejões, tanto diurnos quanto noturnos, na cidade.
A iniciativa foi desenvolvida por servidores das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que mapearam mais de 30 feiras ativas no município. As informações foram inseridas diretamente na plataforma, considerando datas, horários e trechos das vias interditadas para montagem, realização e limpeza das feiras.
Os horários de bloqueio foram estabelecidos da meia-noite às 14h para feiras diurnas, e o inverso para as noturnas. Locais que utilizam bolsões de estacionamento, como o do Bolão, Argos e Parque da Uva, não serão incluídos, pois não causam interdições viárias.
O diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT, Ezequiel Melo, destaca que o Waze não aponta diretamente as interdições, mas sim desvios já considerando a realização das feiras, o que amplia a segurança e fluidez no trânsito. “É uma solução que protege quem circula na região, os permissionários e também as equipes de limpeza, além de organizar melhor o tráfego nos bairros”, afirmou.
Com a novidade, Jundiaí se antecipa aos transtornos no trânsito em dias de feira, oferecendo tecnologia como aliada da mobilidade urbana.
LEIA MAIS
Brasil está fora do Mapa da Fome da ONU após anos de alerta
Homem é preso em Jundiaí por invadir casa da ex e descumprir medida protetiva