Projeto “Óleo do Bem” arrecada quase 5 mil litros e mobiliza mais de 33 mil estudantes em Jundiaí
Com participação de toda a rede municipal, iniciativa evitou a contaminação de mais de 124 milhões de litros de água e premiou escolas com ações educativas e passeios

O projeto ambiental “Óleo do Bem” encerrou o primeiro semestre com um saldo positivo em Jundiaí: 4.942 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados por estudantes da rede municipal e nos pontos de coleta da DAE Jundiaí. A ação envolveu mais de 33 mil alunos, com destaque para a EMEB Rute Miranda Duarte Sirilo, do bairro Terra Nova, que conquistou o primeiro lugar com 474 litros coletados.
Em segundo lugar ficou a EMEB Professora Odila Richter, no Bom Jardim, que reuniu 276 litros, mesmo contando com apenas 165 estudantes. O resultado da campanha foi divulgado na última sexta-feira (1º), durante cerimônia realizada na escola campeã.
Educação, meio ambiente e cidadania
Realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), com patrocínio da DAE, GL Foods, CSJ e apoio da Cetesb, TVTEM e ONG Viva Mundo, o projeto tem como objetivo estimular hábitos sustentáveis, envolver a comunidade e proteger o meio ambiente.
“A ação trouxe muito mais do que resultados ambientais. Gerou aprendizagem, cidadania e consciência ecológica entre os estudantes e suas famílias”, afirmou a gestora-adjunta de Educação, Andréa Ferreira.
O óleo arrecadado é destinado a uma fábrica verde, onde é transformado em sabão em pedra — já entregue às crianças durante a campanha — e em biodiesel. Segundo os organizadores, a quantidade coletada foi suficiente para evitar a contaminação de mais de 124,5 milhões de litros de água, o equivalente a 50 piscinas olímpicas, além de reduzir a emissão de 26 toneladas de CO₂, semelhante à poluição mensal de 72 carros.
Mobilização que começou na escola e foi além
A gerente de marketing do projeto, Fábia Leite, elogiou a adesão da rede municipal e destacou o papel das famílias. “A escola campeã tem apenas 45 alunos. Mesmo assim, foi a maior arrecadadora graças ao envolvimento da comunidade. Isso mostra como pequenas mudanças de hábito fazem a diferença.”
As escolas participantes receberam kits educativos, livros, quebra-cabeças temáticos, e os estudantes foram premiados com um passeio ao Mundo das Crianças. Também foram sorteados 40 kits com mochila e estojo entre os alunos.
Durante a cerimônia, as mascotes da DAE — Fofucha (capivara), Nina (garça) e Kiko (macaco) — fizeram a alegria das crianças. Uma das sorteadas foi a aluna Valentina Romera, de 10 anos, que resumiu o aprendizado: “Se jogar óleo na pia, ele vai parar no rio e prejudica a fotossíntese das plantas.”
A diretora da escola campeã, Raquel Ferracini, celebrou o envolvimento de todos. “Somos a menor escola da rede. Por isso, foi preciso plantar essa sementinha da conscientização. O futuro é das crianças e é esse o mundo que queremos deixar.”
A campanha contou com a participação de representantes da UGE, DAE e CSJ, e será realizada novamente no segundo semestre.
LEIA MAIS
Homem é preso por receptação de carnes furtadas em Jundiaí
Ex-prefeito teve os bens bloqueados após comprar sacos de lixo por R$ 410 mil