
A Uva Niagara Rosada de Jundiahy, primeira uva paulista a receber o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), está em nova fase de estruturação. Representantes de Jundiaí, Itatiba, Itupeva, Jarinu e Louveira participaram, nesta terça-feira (5), de uma reunião técnica na sede da Associação Agrícola de Jundiaí para discutir padronização de vendas, embalagens e critérios de qualidade da fruta.
Durante o encontro, o grupo também analisou a possível inclusão dos municípios de Indaiatuba e Vinhedo na área reconhecida pela IG. As decisões fazem parte do trabalho de organização do Conselho Regulador, que será responsável por garantir que apenas frutas que atendam a critérios técnicos possam utilizar o selo de origem.
O selo IG garante ao consumidor que o produto é típico da região e segue padrões específicos de qualidade. A ideia é fortalecer o nome da Uva Niagara Rosada como produto diferenciado e valorizado no mercado.
Segundo Francisco Mitidieri, auditor do Ministério da Agricultura (MAPA), o projeto teve início em 2013 e conquistou o selo em 2023. Agora, a meta é consolidar o conselho e regulamentar a comercialização. “A IG é uma conquista. Agora é hora de estruturar o processo para que a fruta chegue ao consumidor com reconhecimento e qualidade garantida.”
O presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, René Tomasetto, reforçou a importância da nova etapa: “Queremos garantir que quem compra essa uva saiba que está consumindo um produto genuíno da nossa terra.”
O encontro reuniu produtores, representantes de prefeituras, Sebrae, Embrapa, CATI e cooperativas da região.
LEIA MAIS
Nova frente fria derruba temperaturas em Jundiaí no fim de semana



