Itupeva confirma segundo caso de raiva em morcego em 2025
Animal foi encontrado morto em condomínio; prefeitura reforça orientações à população

Itupeva (SP) registrou nesta segunda-feira (8) o segundo caso de raiva em morcego no município em 2025. O animal foi encontrado sem vida em uma residência no condomínio Terras de Santa Tereza e recolhido pela Vigilância em Vinhedo, cidade vizinha.
Segundo a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), ainda não foi possível identificar a espécie do morcego, que passa por análise morfológica. Não houve contato com pessoas nem com animais domésticos.
A prefeitura reforçou que os morcegos são protegidos por lei e que matar ou agredir esses animais é crime ambiental. Como medida preventiva, equipes de saúde farão ações de vigilância e orientação junto aos moradores do condomínio e em unidades veterinárias e de saúde da região.
Orientações da prefeitura
A população deve acionar a UVZ pelo telefone (11) 4591-8527 sempre que encontrar morcegos em residências, quintais, voando durante o dia ou caídos no chão. O animal não deve ser manipulado; a recomendação é isolar o ambiente ou cobri-lo com um recipiente até a chegada dos técnicos.
LEIA MAIS
Campeonato Amador de Cabreúva: confira os resultados da 2ª rodada e jogos da próxima fase
Jundiaí volta a registrar apostas premiadas na Lotofácil