Abastecimento de água segue normal em Itupeva, mesmo com estiagem
Sabesp descarta rodízio e reforça monitoramento dos mananciais

Apesar do período de estiagem que atinge o estado de São Paulo, o abastecimento de água em Itupeva ocorre normalmente e não há previsão de rodízio, segundo a Sabesp. A companhia informou que mantém ações preventivas e monitoramento diário dos mananciais que atendem o município, garantindo estabilidade no fornecimento.
O sistema de abastecimento local conta com captações superficiais nos mananciais Ribeirão Caxambu, Córrego da Lagoa e Ribeirão São José, além das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Lagoa e São José. A cidade também aguarda a liberação da Licença de Instalação pela CETESB para iniciar a construção da Represa São José, que ampliará a segurança hídrica.
De acordo com a Sabesp, ajustes emergenciais de captação, tratamento e distribuição podem ser adotados caso seja necessário, mas, até o momento, não há riscos de interrupção no fornecimento.
Mesmo com a situação controlada, a concessionária e a Prefeitura reforçam a importância do consumo consciente. Entre as recomendações estão evitar banhos demorados, fechar a torneira ao escovar os dentes, reutilizar água sempre que possível e substituir a mangueira por balde e vassoura na limpeza de calçadas e veículos.
LEIA MAIS
Anvisa proíbe 32 suplementos alimentares por fabricação irregular
Justiça de Jundiaí manda soltar dentista acusado de estupro contra paciente