Festa Literária das Periferias celebra feminismo negro até domingo no Rio
Festa Literária das Periferias destaca feminismo negro com homenagens e debates sobre heranças culturais e sociais até domingo no Rio

A 16ª edição da Festa Literária das Periferias (FLUP) acontece até este domingo (27) no centro do Rio de Janeiro, com programação na Praça Tiradentes e no Teatro Carlos Gomes. O tema deste ano é “As Filhas das Filhas das Filhas”, que destaca o feminismo negro.
A homenageada da edição é Ana Maria Gonçalves, a primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras. Os organizadores do festival ressaltam a importância de refletir sobre as heranças intergeracionais, a resistência histórica e o papel das mulheres na formação de comunidades e saberes ao longo do tempo.
Julio Ludemir, diretor da FLUP, afirma que o tema do festival está ligado à revolução em curso no Brasil, resultante de ações afirmativas. Ele menciona que escritoras como Djamila Ribeiro têm suas raízes em ancestrais que foram trabalhadoras domésticas, destacando a força das mulheres negras. “A Kehinde, personagem de Ana Maria Gonçalves no livro ‘Um Defeito de Cor’, representa essa capacidade empreendedora típica das mulheres negras brasileiras”, declarou Ludemir.
O diretor ainda considera que Ana Maria Gonçalves escreveu a obra mais importante da literatura brasileira. Segundo ele, desde 2018, o festival tem se conectado cada vez mais ao feminismo negro, que é um movimento sócio-cultural significativo que impacta a sociedade brasileira.
No sábado (26), a programação conta com a entrevista do jornalista Chico Regueira com o intelectual Nei Lopes, no Teatro Carlos Gomes, durante o evento “A cidade inventada pelo samba”, das 14h às 15h30. Às 16h, Ana Maria Gonçalves e Jurema Werneck entrevistam Kimberlé Crenshaw, criadora do conceito de interseccionalidade.
No domingo (27), às 14h, haverá um debate com Linn da Quebrada e Vita Pereira, mediado por Artur Amaro, no evento “Ninguém poderia me parir senão eu mesma”. Às 16h, acontece o debate “Quando existíamos apenas nós e Ubirajara Fidalgo: Precisamos celebrar o legado dos nossos”, com Antonio Pitanga, Dom Filó e Helena Theodoro, sob mediação de Sabrina Fidalgo.
A programação completa está disponível na página oficial da festa.



