
A Polícia Civil prendeu quatro comerciantes em Itupeva (SP) durante uma operação contra a venda ilegal de agrotóxicos. A ação foi deflagrada após a morte de mais de 50 animais, entre cães e gatos, vítimas de envenenamento em pelo menos três bairros do município.
Nos estabelecimentos, os policiais encontraram venenos em pó, comprimidos e líquidos, armazenados como produtos comuns, sem controle ou autorização. Parte do material, segundo a investigação, tinha comercialização proibida por lei.
De acordo com o delegado Anselmo Carvalho Santalena, os produtos deveriam estar em embalagens com selos obrigatórios. Ele afirma que a polícia agora busca identificar quem comprava os agrotóxicos para envenenar os animais.
“Provavelmente era alguém incomodado com os bichos, que resolveu cometer esse crime ambiental grave. Vamos chegar até essa pessoa”, destacou o delegado.
As quatro comerciantes vão responder por crime contra a saúde pública, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão. Como é um crime afiançável, elas podem responder em liberdade mediante pagamento de fiança, que varia conforme o material apreendido.
LEIA MAIS
VÍDEO — Ex-delegado-geral de SP é executado a tiros em Praia Grande
Corpo é encontrado em córrego de Itatiba