Criança de 3 anos morre por febre maculosa em Itatiba; cidade tem 26 casos suspeitos
Prefeitura confirmou duas mortes pela doença; Secretaria de Saúde reforça ações de prevenção e alerta para sintomas após contato com áreas de risco

Uma criança de 3 anos e um homem morreram após contrair febre maculosa em Itatiba (SP). As mortes ocorreram no início de agosto, mas foram confirmadas pela prefeitura nesta quinta-feira (18).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outro homem, de 30 anos, também morreu no início de setembro em decorrência da mesma doença. As vítimas tinham vínculo de amizade entre as famílias.
Com os óbitos confirmados, o município intensificou as ações de combate ao contágio e prevenção. Até esta quinta-feira (18), 26 casos suspeitos de febre maculosa estavam em investigação.
Ações de controle
Equipes do setor de Zoonoses realizam buscas acarológicas em áreas de possível contágio. A atividade consiste na coleta de carrapatos em pontos estratégicos, enviados posteriormente para análise laboratorial, a fim de identificar a espécie transmissora.
O que é febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum), com alta taxa de mortalidade. Os sintomas costumam surgir de forma repentina e podem evoluir rapidamente para quadros graves.
Sintomas mais comuns:
- Febre alta e súbita
- Dor de cabeça intensa
- Dores no corpo (muscular e articular)
- Mal-estar
- Manchas vermelhas na pele
A Secretaria de Saúde orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas após visitar regiões de mata ou ter contato com carrapatos procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e início rápido do tratamento.
LEIA MAIS
Loja de lingerie é alvo de furto milionário em Jundiaí; polícia recupera parte da carga
Polícia prende dois homens com 60 kg de maconha em estacionamento