Sabesp mantém abastecimento emergencial de água em Várzea Paulista durante estiagem
Moradores recebem água diariamente entre 12h e 14h; uso consciente é fundamental para evitar rodízio

Para enfrentar o período de estiagem, a Sabesp adotou medidas emergenciais em Várzea Paulista, garantindo que as famílias recebam água diariamente entre 12h e 14h. A estratégia mantém o mínimo necessário para a rotina dos moradores e preserva a resiliência do sistema, especialmente para quem não possui reservatórios.
Segundo a companhia, não há risco de rodízio neste momento, mas o uso consciente da água é essencial para evitar medidas mais drásticas. Entre as recomendações estão reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, evitar lavar calçadas e reaproveitar água sempre que possível.
A administração municipal acompanha de perto a situação, em contato direto com a Sabesp, para minimizar impactos aos moradores. Em situações extremas, o rodízio poderia chegar a 36 ou 48 horas sem fornecimento, mas atualmente não há previsão para isso.
Além das ações emergenciais, estão em andamento as obras da Adutora Paiva Castro, em Mairiporã, que deve ser concluída em 2027 e garantirá segurança hídrica para Várzea Paulista pelos próximos 30 anos, encerrando ciclos históricos de escassez.
LEIA MAIS
Ônibus com destino a Jundiaí é parado na Anhanguera; dois homens presos
Pedestre morre atropelado por motociclista na Rodovia Dom Gabriel