
Como parte das ações do Outubro Rosa, a Secretaria de Promoção da Saúde de Jundiaí iniciou, no último sábado (4), a realização de exames de Papanicolau em mulheres previamente agendadas nas UBSs Fazenda Grande e Retiro. A campanha deve atender cerca de 250 mulheres ao longo do mês.
Além da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a programação também amplia o cuidado integral com a saúde feminina. “A campanha chama a atenção para o cuidado integral da mulher”, destacou a secretária de Saúde, Márcia Facci, lembrando que a Prefeitura oferta 2.800 mamografias entre outubro e novembro.
Durante as ações, também são realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e agendamentos para mamografia.
As próximas etapas acontecem nos dias 11, 18 e 25 de outubro, em diferentes unidades de saúde da cidade. O Papanicolau é indicado para mulheres de 25 a 64 anos que já tenham iniciado a vida sexual e deve ser feito anualmente — ou a cada três anos, caso dois exames seguidos apresentem resultados normais.
LEIA MAIS
Homem é encontrado morto dentro de caminhão em Jundiaí
Câmara Municipal abre concurso com salários de até R$ 5 mil