Política

Lula deve nomear Boulos como ministro antes da viagem de Lula à Ásia

Presidente se prepara para embarcar à Indonésia e Malásia; escolha reforça defesa da democracia e a mobilização da base de esquerda.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou a auxiliares que deve anunciar Guilherme Boulos (PSol) como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência nas próximas horas. A expectativa é que a nomeação seja oficializada até terça-feira (21), antes da viagem de Lula à Ásia.

A decisão sobre Boulos foi tomada há semanas, mas o anúncio foi adiado enquanto o governo definia o destino do atual titular da pasta, Márcio Macêdo, que deve ser realocado para outro cargo dentro do governo ou do PT, onde já ocupou funções como tesoureiro.

A Secretaria-Geral da Presidência é responsável não apenas pela gestão administrativa do Planalto, mas também pelo relacionamento com movimentos sociais, o que reforça o papel estratégico de Boulos no governo e na articulação com a base de apoio.

Estratégia política com Boulos

A nomeação de Boulos encerra meses de especulação e é vista como movimentação estratégica para fortalecer a mobilização da base de esquerda. O deputado coordenou manifestações recentes contra a PEC da Blindagem e anistia e é considerado uma liderança importante para aproximar o governo do eleitorado jovem.

Não há prazo definido para a permanência de Boulos no governo, e a possibilidade de desincompatibilização para disputar futuras eleições permanece em aberto, como acontece com outros ministros.

LEIA MAIS

Roubo no Louvre: ladrões usam guindaste e fogem com joias da Coroa Francesa

Homem é preso ao tentar vender carro furtado

 

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios