Terceiro guarda de Várzea Paulista se entrega após escândalo de corrupção e tráfico
Joelton Araújo, foragido da Justiça, é o terceiro agente preso no caso que envolve 11 guardas municipais acusados de integrar esquema criminoso.

O terceiro dos 11 guardas municipais de Várzea Paulista (SP) investigados por envolvimento com tráfico de drogas, organização criminosa e corrupção passiva foi preso nesta quarta-feira (22), em Campinas (SP).
Segundo informações, Joelton Araújo, que estava foragido, se apresentou espontaneamente aos promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público.
Outros dois guardas já haviam sido presos na semana anterior, durante uma operação do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). A Justiça determinou ainda a perda dos cargos públicos dos três agentes condenados.
O caso teve início em 2021, quando dez guardas municipais de Várzea Paulista e um de Jundiaí foram detidos sob suspeita de participar de um esquema de extorsão e tráfico. As investigações apontam que os agentes negociavam com traficantes, cobrando dinheiro em troca da libertação de suspeitos e atuando diretamente na distribuição de drogas.
A Prefeitura de Várzea Paulista confirmou o afastamento dos servidores e informou que aguarda o julgamento final para concluir os processos administrativos. Já a Prefeitura de Jundiaí afirmou que o guarda municipal envolvido foi demitido após inquérito disciplinar.
LEIA MAIS
Operação do MP mira lavagem de dinheiro do PCC em lojas de brinquedos
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Jundiaí



