
Dados da Secretaria de Promoção da Saúde de Jundiaí indicam redução nas filas de espera por cirurgias e exames especializados ao longo de 2025. As mudanças ocorreram após ajustes na organização do atendimento e ampliação da oferta de procedimentos na rede pública.
A fila para cirurgia de vesícula teve queda de 30%, enquanto as cirurgias de hérnia registraram redução de 70%. No atendimento vascular para varizes, o tempo de espera para pacientes já habilitados caiu de 14 meses para cerca de 30 dias.
Nos exames hospitalares, a espera por colonoscopia foi reduzida de dois anos para um ano e seis meses. Já a endoscopia digestiva alta passou de dois anos e três meses para um ano e cinco meses.
Na área oncológica, o tempo para avaliação em oncologia clínica passou a ocorrer em até 30 dias. O município mantém parceria com o A.C. Camargo Cancer Center para apoio técnico na organização da linha de cuidado.
A ampliação da capacidade cirúrgica inclui a realização de cerca de 40 cirurgias ortopédicas mensais por meio de convênio com o Hospital Universitário. Também há previsão de procedimentos regionais dentro do DRS-7, que reúne 42 municípios.
Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, os dados refletem o impacto das medidas adotadas ao longo do ano. O município informa que novas ações estão previstas para 2026, com foco em demandas represadas.
LEIA MAIS
Crime em oito minutos: polícia detalha morte de corretora em condomínio
Ajuda que virou crime dentro de um apartamento em Jundiaí



