EconomiaEducaçãoEsporte

FPF e Liga F firmam parceria para promover futebol feminino em SP

FPF e Liga F estabelecem cooperação para fortalecer futebol feminino em São Paulo e promover iniciativas de desenvolvimento e intercâmbio profissional

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Liga F, principal competição feminina de clubes da Espanha, firmaram nesta quarta-feira (26) uma parceria para impulsionar o futebol feminino em São Paulo e internacionalmente. O anúncio foi feito durante o evento “Dia F: Legado e Futuro do Futebol Feminino”, na sede da FPF, em São Paulo.

O acordo busca promover a internacionalização do futebol feminino, com foco em formação técnica e administrativa, projetos sociais, desenvolvimento da arbitragem feminina e a realização de cursos e visitas técnicas. As duas entidades também planejam iniciativas conjuntas e intercâmbio de profissionais.

“A FPF já possui uma parceria de longa data com a La Liga, mas queríamos focar mais no futebol feminino. Buscamos uma imersão na modalidade para desenvolver ainda mais esse segmento”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

A FPF é pioneira no Brasil ao ter um departamento exclusivo para o futebol feminino, criado em 2016, e na organização de competições de base para meninas.

Beatriz Álvarez, presidente da Liga F, destacou a importância da cooperação, ressaltando que a Liga não vem ao Brasil para ensinar, mas sim para compartilhar experiências e aprender com o modelo desenvolvido pela FPF.

A ex-jogadora Miraildes Maciel Mota, conhecida como Formiga, enfatizou a necessidade de expansão do futebol feminino para outros estados além das capitais, além de solicitar mais investimentos nas categorias de base. “Precisamos sair das sedes”, advertiu a atleta, que também é diretora de Políticas de Futebol no Ministério do Esporte.

Formiga, recordista em participações em Copas do Mundo, ressalta que é fundamental que mais clubes adotem o futebol feminino e que o trabalho com meninas em todo o país receba a atenção necessária. “A FPF deve ser um exemplo para que as meninas possam ficar mais tempo com suas famílias e se prepararem corretamente”, acrescentou.

A ex-jogadora também destacou a importância de integrar o futebol feminino ao masculino e reforçar o trabalho nas categorias de base. “É necessário envolver todos para que possamos colher bons frutos, com meninas jogando futebol, sem preconceitos”, concluiu.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios