EconomiaMeio AmbienteSaúde

Brasil registra aumento de 24% em fila de espera por transplantes de córnea

Brasil enfrenta aumento preocupante na fila de espera por transplantes de córnea, que já soma 37.719 pacientes, refletindo desafios no sistema de saúde

Atualmente, 37.719 pessoas aguardam por transplantes de córnea no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O número representa um aumento de 24% em comparação a dezembro de 2025, quando havia 32.639 pessoas na lista de espera.

Apesar da crescente demanda, o CBO destaca que 2025 foi um ano histórico para os transplantes no país, com a realização de 17.790 cirurgias para a recuperação da visão. No entanto, a entidade alerta para um paradoxo: mesmo com esse avanço, a lista de espera continua a crescer rapidamente, devido a novas indicações médicas.

A média de espera por um transplante de córnea no Brasil é de 370 dias, mais que o dobro do tempo registrado há uma década, que era de 174 dias. Esse acúmulo é resultado de diversos fatores, como a falta de reajustes nos valores dos procedimentos e o represamento de pacientes devido à pandemia de covid-19, entre 2020 e 2023.

O CBO também aponta a necessidade de melhorias na manutenção dos bancos de olhos, que enfrentam custos altos com insumos importados e a necessidade de cumprimento de novas exigências legais na produção da córnea.

No cenário nacional, o Ceará se destacou por sua agilidade, realizando 1.371 transplantes em 2025 e encerrando o ano com apenas 93 pacientes na lista de espera, apesar de ter registrado 1.639 novas entradas. Mato Grosso também apresentou bons números, com apenas 37 pessoas à espera do procedimento.

Em contrapartida, o Rio de Janeiro conseguiu realizar apenas 653 transplantes no mesmo ano, enquanto 1.720 novos pacientes ingressaram na fila, totalizando 4.760 pessoas à espera. Outros estados como São Paulo, com 7.505 pacientes, e Minas Gerais, com 4.532, também apresentam listas de espera significativas, mas com um equilíbrio relativo entre filas e transplantes.

Vale destacar que o Amapá e Roraima não registraram nenhum transplante de córnea em 2025. Apesar dos desafios, o Brasil se mantém bem avaliado internacionalmente, com desempenho semelhante ao do Canadá e de nações da Europa. Na América Latina, ocupa uma posição de destaque em relação a países como Argentina e Chile.

Entre os pacientes à espera de transplantes, 56% são mulheres, e quase metade (47%) tem 65 anos ou mais. O CBO também observou um aumento na fila infantojuvenil, com 753 crianças e adolescentes ativos na lista.

Os dados revelam que 2020 foi um ano crítico para os transplantes de córnea, quando as cirurgias eletivas foram suspensas devido à pandemia. Naquele ano, foram realizados apenas 7.349 transplantes, menos da metade do total de 2019. Contudo, a recuperação foi rápida, com 17.790 cirurgias realizadas em 2025, superando os números anteriores.

O panorama de transplantes de córnea no Brasil é um dos temas abordados no 70º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO 2026), que acontece até sábado (12) em Salvador.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios