Brasil vence Venezuela por 3 a 0 em estreia no Sul-Americano de vôlei feminino
Brasil começa o Sul-Americano de vôlei feminino com vitória convincente sobre a Venezuela, destacando Ana Cristina e o retorno da capitã Gabi

A seleção feminina de vôlei do Brasil estreou com uma vitória convincente no Campeonato Sul-Americano, realizado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (8), as brasileiras venceram a Venezuela por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/13 e 25/19.
A competição conta com a participação de seis países: Brasil, Venezuela, Peru, Argentina, Colômbia e Chile, que se enfrentam em cinco rodadas. A equipe que acumular mais pontos levará não apenas o título, mas também garantirá uma vaga na Olimpíada de Los Angeles, em 2028.
Cada vitória representa três pontos, exceto as decididas no quinto set, cujo vencedor soma dois pontos e o perdedor um. No jogo contra a Venezuela, a oposta Ana Cristina foi o destaque brasileiro ao marcar 12 pontos. Ao todo, dez jogadoras diferentes contribuíram para o placar da equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães. Do lado da Venezuela, a central Alejandra Arguelo se destacou com oito pontos.
A partida marcou também o retorno da capitã Gabi, que ficou fora da Liga das Nações devido a uma lesão na região lombar. Ela anotou seis pontos, sendo cinco de ataque e um de bloqueio.
A seleção brasileira retorna à quadra nesta quarta-feira (9), às 20h (horário de Brasília), enfrentando o Peru. Na quinta-feira (10), a equipe jogará contra a Colômbia, no mesmo horário. No sábado (12), o desafio será contra o Chile às 13h30, e no domingo (13) o encerramento da fase de grupos ocorrerá às 12h, com o jogo contra a Argentina.
O Brasil é o maior vencedor do Campeonato Sul-Americano, com 23 títulos, sendo os últimos 15 conquistados consecutivamente. O Peru é o segundo país com mais conquistas, totalizando 12 títulos.

