Luisa Stefani avança para semifinais do US Open e sobe no ranking WTA
Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski buscam vaga na final de duplas do US Open e a brasileira sobe para terceiro lugar no ranking WTA

A tenista paulista Luisa Stefani disputa nesta quarta-feira (9) uma vaga na final de duplas do US Open. A brasileira, atualmente quarta no ranking da WTA, faz parceria com a canadense Gabriela Dabrowski, terceira no mesmo ranking. Elas enfrentam as norte-americanas Robin Montgomery, 187ª em simples e 570ª em duplas, e Ashlyn Krueger, 60ª em simples e 610ª em duplas, por volta das 18h (horário de Brasília).
O confronto será o último do dia na quadra Louis Armstrong, uma das principais do complexo de Flushing Meadows, em Nova York, que abriga o US Open desde 1978, um dos quatro torneios de Grand Slam do tênis.
Luisa e Dabrowski garantiram a vaga nas semifinais na noite de terça-feira (8), após vencerem as chinesas Jiang Xinyu, 32ª no ranking, e Zhang Shuai, 7ª, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. A partida durou 1 hora e 32 minutos e ocorreu na quadra 17 do complexo.
“Hoje [terça], foi uma questão de paciência em ficar no plano de jogo, voltar para o nosso trabalho de novo e de novo. Fizemos um bom trabalho em segurar o nosso saque mesmo quando ficou duro e pegamos o momento no final do segundo set para fechar em dois sets”, comentou Luisa após a vitória.
Desde 2026, Stefani e Dabrowski alcançaram pelo menos as semifinais em todos os Grand Slams, tendo seu melhor desempenho em Wimbledon, quando chegaram à final. Além disso, conquistaram três títulos em torneios da WTA, em Dubai, Estrasburgo e Eastbourne.
Esta é a terceira vez que Luisa Stefani chega tão longe no US Open. Em 2021, ela sofreu uma lesão no joelho direito durante um duelo por uma vaga na final, o que a afastou das competições por mais de um ano. Em 2023, jogou ao lado da norte-americana Jenifer Brady e caiu na semifinal.
Com o resultado, Luisa assegurou a subida ao terceiro lugar do ranking de duplas femininas da WTA na atualização da próxima segunda-feira (14), superando Gabriela Dabrowski. Caso vença o torneio, Stefani poderá encerrar sua participação no US Open como vice-líder da lista, atrás apenas da tcheca Katerina Siniakova.
A jogadora agora busca seu primeiro título de Grand Slam em competições femininas. Em duplas mistas, ela já conquistou o Aberto da Austrália de 2023 ao lado do gaúcho Rafael Matos.

