EBC realiza cobertura ao vivo do Enem com análise especializada na Agência Brasil
EBC mobiliza equipes para cobertura ao vivo do Enem 2026 com análises detalhadas e orientações para os candidatos durante as provas

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se prepara para uma cobertura robusta e diversificada, com o primeiro dia de provas agendado para este domingo, 8 de outubro, e o segundo, para o próximo domingo, 15. As equipes da TV Brasil, Rádio Nacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Canal Educação e Rede Gov estarão ativas nos locais de aplicação das provas, oferecendo orientações aos candidatos e reportando todos os eventos relevantes ligados a essa importante etapa de acesso ao ensino superior no país.
Um dos principais atrativos da cobertura será a live “Resenha do Enem”, promovida pela Agência Brasil em parceria com a equipe de telejornalismo e radiojornalismo da EBC. A transmissão, que acontecerá nos dois domingos de provas às 19h30, contará com a apresentação dos jornalistas Daniel Ito e Camila Bairros e a participação de educadores que comentarão as questões e a redação. Os interessados poderão acompanhar a live através do YouTube da Agência Brasil, do YouTube da TV Brasil, e ainda pelas emissoras da Rádio Nacional e pelo perfil do Instagram @radionacionalnoticias.
A programação especial da EBC integrará reportagens, entradas ao vivo, boletins informativos e serviços, contando com a colaboração de emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) em várias regiões do país. Assim, a informação sobre o Enem se estenderá a um público diversificado.
“A universidade precisa ser um horizonte possível para todos os jovens brasileiros, independentemente de onde nasceram ou das oportunidades que tiveram. O Enem faz parte desse caminho, e a comunicação pública também tem uma responsabilidade nessa construção. Nossa cobertura não se resume a divulgar gabaritos ou comentar questões. Queremos oferecer informações de qualidade, contextualizar, esclarecer dúvidas e ajudar estudantes e famílias a atravessar esse momento,” destaca Myrian Pereira, diretora de Jornalismo da EBC.
TV Brasil
A TV Brasil também terá uma participação ativa nos dois dias do Enem, com reportagens ao vivo sobre a movimentação nos locais de prova. As equipes estarão atentas à chegada dos candidatos, à dinâmica das provas e ao fechamento dos portões, visando orientar tanto os estudantes quanto suas famílias. Após a aplicação das provas, a emissora fará um balanço com os principais destaques das disciplinas e entrevistas com candidatos e professores. A cobertura contará com profissionais de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de emissoras parceiras da RNCP.
Nesta semana, os telejornais Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil vêm destacando a preparação dos estudantes, as oportunidades de ingresso no ensino superior e as particularidades do sistema de correção do Enem, incluindo a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Além disso, o jornalismo da TV Brasil acompanhará as coletivas de imprensa do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que trarão dados oficiais sobre a realização das provas, número de participantes e eventuais ocorrências, junto ao cronograma de divulgação dos gabaritos e resultados.
Agência Brasil
A Agência Brasil mantém uma tradição de cobertura do Enem, priorizando a prestação de serviços com precisão e informações relevantes para os estudantes. Como veículo público, a Agência Brasil disponibiliza suas notícias gratuitamente, permitindo que outros meios de comunicação as reproduzam com crédito à fonte, ampliando assim o alcance das informações sobre o exame.
À medida que a data das provas se aproxima, a produção de conteúdos foi intensificada, com reportagens e orientações aos candidatos, todas reunidas em uma página especial da Agência Brasil.
Nos dois dias de aplicação, a Agência Brasil também transmitirá a live “Resenha do Enem”, focando em comentários sobre as questões e a redação, a partir das 19h30, disponível nos canais do YouTube da Agência Brasil e da TV Brasil, com a equipe de telejornalismo e radiojornalismo da EBC.
Radiojornalismo, Rádio Nacional e Radioagência Nacional
O Radiojornalismo da EBC preparou uma série especial com 15 reportagens veiculadas pela Rádio Nacional e distribuídas pela Radioagência Nacional, com informações úteis e orientações para os estudantes que farão o exame. As matérias estão no ar desde outubro e continuarão até o próximo fim de semana, quando ocorrem os dois dias de provas.
No dia 8, a Rádio Nacional apresentará boletins especiais dedicados ao Enem, com edições do Nacional Notícias previstas para às 10h, 12h, 13h, 14h e 15h. Todo o conteúdo ficará disponível na página da Radioagência Nacional.
Em conjunto com a Agência Brasil, a live “Resenha do Enem” será transmitida também pelas ondas da Rádio Nacional da Amazônia (11.780 kHz e 6.180 kHz OC), Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz e Rádio Nacional do Alto Solimões FM 96,1 MHz. A transmissão estará disponível também no Instagram pelo perfil @radionacionalnoticias.
Rede Gov
O Canal Educação, o Canal Gov e a Rádio Gov se juntam à cobertura do Enem 2026. Neste domingo, 8 de outubro, os veículos vão transmitir ao vivo, às 19h, uma coletiva de imprensa do MEC e do Inep, que divulgará dados oficiais sobre o primeiro dia do exame.



