Carrasco da Seleção Brasileira, Paolo Rossi, morre aos 64 anos
Ele fez os três gols da Itália na Copa de 1982 e eliminou o Brasil

O ex-jogador Paolo Rossi, conhecido por ser o carrasco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, morreu aos 64 anos. De acordo com o jornal “Gazzetta dello Sport”, ele foi vítima de um câncer de pulmão.

Rossi tinha descoberto a doença há pouco tempo e passou por tratamento. Mas a saúde dele já estava muito delicada e ele não resistiu vindo a óbito nessa quarta-feira (10). E uma triste coincidência, o óbito do atacante aconteceu duas semanas depois que Diego Armando Maradona, também ter falecido.
O campeão mundial de 1982, deixa a mulher Federica Cappelletti, com quem era casado desde 2010, e três filhos: Sofia Elena, Maria Vittoria e Alessandro.
Carreira
Paolo Rossi nasceu na cidade de Prato, em Florença. Começou a jogar na Juventus, onde viveu os melhores momentos da carreira. Pelo clube de Turim, conquistou duas vezes o Campeonato Italiano (1981/82 e 1983/84), a Copa Europeia (atual Liga dos Campeões da Uefa), em 1984/85, a Supercopa da Uefa em 1984, a extinta Recopa Europeia, em 1983/84, e a Copa da Itália, em 1982/83. Também foi campeão da Série B italiana em 1976/77 pelo Vicenza.
Em 1978, disputou pela seleção italiana sua primeira Copa do Mundo, na Argentina, marcando três gols na campanha que terminou com um quarto lugar. Na ocasião, a Itália perdeu para o Brasil por 2 a 1 na disputa pela terceira colocação. Já reconhecido como um dos principais jogadores do país, Paolo Rossi foi suspenso por três anos em 1980, quando atuava pelo Perugia, acusado de envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados conhecido como “Totonero”. Posteriormente, sua pena foi reduzida a dois anos, o que permitiu sua convocação para a Copa da Espanha.
Rossi jogou somente em clubes italianos, com passagens também por Como, Vicenza, Milan e Hellas Verona, onde encerrou a carreira, em 1987. Em 2002, o ex-atacante lançou um livro sobre sua trajetória nos campos, com inegável destaque para o marcante jogo contra a seleção brasileira em 1982, possivelmente o mais importante da sua carreira: “Ho fatto piangere il Brasile” (Eu fiz chorar o Brasil, em português). Rossi também trabalhou como comentarista em emissoras de TV italianas, como RAI e Mediaset.
Copa de 1982

Foi no Mundial da Espanha que Paolo Rossi ficou mundialmente conhecido. Na primeira e segunda fase, o atleta não havia marcado nenhum gol. Mas quis o destino que ele brilhasse justamente contra a Seleção Brasileira. No Estádio Sarriá, Brasil e Itália se enfrentavam e os brasileiros podiam empatar que se classificariam para as semifinais. Já os italianos precisavam vencer para avançar.
E neste jogo, mesmo com Zico, Falcão, Sócrates, Casagrande e Júnior, que o italiano Paolo Rossi se destacou. Foram dele os três gols da Seleção da Azurra na vitória por 3 a 2 que eliminou o Brasil da Copa. Depois ele se tornou decisivo ao fazer os dois gols da vitória da Itália contra a Polônia por 2 a 0 e na decisão contra a Alemanha Ocidental, Rossi fez um dos gols do triunfo por 3 a 1, dando a Copa do Mundo pela terceira fez aos italianos.
Leia também
Santos sofre empate no final contra o Grêmio pela Libertadores
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Obrigado. Faça uso irrestrito e nada moderado… conte para os amigos ! A Rede Noticiaz agradece !!!