Santos sofre empate no final contra o Grêmio pela Libertadores
Alvinegro terá de empatar sem gols ou ganhar para se classificar
Por muito pouco o Santos não consegue uma importante vitória contra o Grêmio, em Porto Alegre e assim teria boa vantagem nas quartas de final da Conmebol Libertadores da América. Os santistas fizeram 1 a 0 no primeiro tempo, mas graças a um pênalti marcado no fim, o Tricolor Gaúcho obteve o empate por 1 a 1.
Os gremistas tomaram logo a iniciativa de fazer o resultado e tiveram duas chances de gol, mas que não foram bem concluídas. Os santistas não deixaram por menos e com Jobson, foram dois chutes de fora da área, mas sem ameaçar a meta gremista.
Depois disso o primeiro tempo foi de jogo truncado e sem oportunidades claras de gol. A partida chegou a ficar morna, mas aos 35 minutos, o gol do Santos aconteceu. Pará cruzou, o goleiro Vanderlei saiu mal, Felipe Jonathan deu um cabeceio e Kaio Jorge desviou a bola para as redes.
Após o Peixe fazer 1 a 0, rolou confusão. Os jogadores dos dois times se estranharam após Jobson chutar a bola em Luiz Fernando. E, depois, já com o jogo retomado, o árbitro deu vermelho para Pinares, do Grêmio, por falta em Diego Pituca. Na revisão do VAR, no entanto, a expulsão foi anulada. E o jogador do Santos foi quem levou amarelo pelo lance. Ele está fora do duelo de volta na Vila Belmiro, porque mais tarde, no final do jogo, foi expulso.
Segundo tempo
Na etapa final, o Alvinegro Praiano tentou aumentar a vantagem e de forma seguida com Marinho, Lucas Braga, Jobson e Diego Pituca. O Grêmio precisava correr atrás do prejuízo e aos 6 minutos, Matheus Henrique chutou e a bola passou muito perto do goleiro John. Daí em diante o Tricolor Gaúcho cresceu e passou a pressionar.
O Santos, por sua vez tentou explorar os espaços dados pelos donos da casa e criou chances. Uma delas foi com Pituca que chutou, o Vanderlei defendeu e Kaio Jorge não conseguiu aproveitar o rebote. Jean Mota ainda poderia ter feito o segundo gol santista já aos 45 minutos do segundo tempo, mas errou.
Aí nos acréscimos um possível pênalti foi analisado pelo árbitro de vídeo e ele foi confirmado. Diego Souza bateu bem a penalidade e empatou o jogo. Com o resultado, o Santos pode empatar em 0 a 0 ou vencer por qualquer placar que se classifica nas semifinais da Conmebol Libertadores. Já o Grêmio tem que vencer ou empatar, mas com o placar de 2 a 2 ou mais para seguir na competição.
O jogo de volta entre o Peixe e o Tricolor Gaúcho será na próxima quarta-feira (16), às 19h15, na Vila Belmiro.
Leia também
Palmeiras e Libertad ficam no empate pelas quartas da Libertadores