CulturaEntretenimentoSantos

Começa o Festival Curta Santos

Evento chega na sua 18ª edição com programação total online

Tem início nesta segunda-feira, mais uma edição do Festival Curta Santos. O evento cinematográfico chega na sua 18ª edição com uma novidade. Será a primeira vez que toda a sua programação vai ser transmitida online. Todas as 108 obras cinematográficas, entre curtas e longas metragens e clipes musicais, além de palestras e debates poderão ser vistas no canal do YouTube.

Neste ano o tema abordado é “Ensaios sobre Amanhã” e focará que a pessoa tenha um olhar diverso e aprofundado sobre o atual momento e obre como a crise mundial de saúde pública impactou a cadeia produtiva criativa.

Além da produção local, o Festival Curta Santos também recebeu 56 obras vindas de doze estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo 36 curtas-metragens e 20 videoclipes. Além disso serão 18 curtas para o recorte da produção nacional, a mostra Olhar Brasilis; 18 curtas destinados a representar a produção da Baixada Santista, na mostra Olhar Caiçara; e, da mesma forma, 10 videoclipes na mostra Videoclipe Brasilis e outros 10 na mostra Videoclipe Caiçara.

Programação

O 18º Curta Santos também contará com atividades em parceria com o SESC Santos e com o Ecossistema Ânima. Com o SESC Santos – e exibição pela plataforma Sesc (@sescemsantos) – serão realizadas três atividades. A primeira delas é a Roda de Conversa “Ensaios Sobre Amanhã”, abrindo o festival, no dia 14, às 20h, com participação das cineastas Renata Martins e Cibele Appes e da pesquisadora Ramayana Lira.

Em seguida, já pelo canal do Curta Santos no Youtube, haverá a sessão de abertura do festival, com o filme, “Sem Asas”, de Renata Martins, eleito melhor curta-metragem do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020.

Também contam com a parceria do Sesc Santos outras duas oficinas: Masterclass de Roteiro e Direção, com a diretora e roteirista Beatriz Seigner; e o curso Olhares Para Curtas Contemporâneos, com o jornalista e crítico de cinema Adriano Garret.

Já tendo o Ecossistema Ânima como co-realizador, o Festival ainda traz a Oficina “Cinema Queer: Explorando Desvios Da/Na Imagem Em Movimento”, novamente com Ramayana Lira; e a Oficina de Crítica Cinematográfica “Para Que Serve A Crítica”, com o jornalista e professor de cinema Cezar Zamberlan. Todas as atividades são gratuitas e têm inscrições online até o dia de sua realização.

Leia também

Plataformas para reuniões virtuais passam por avaliação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo