Caraguatatuba tem praias cheias, mesmo na fase vermelha
Etapa deveria restringir a presença do público, mas foi desobedecida


Falta bom senso, respeito e compaixão com o próximo. É essa a sensação que fica ao ver cenas de aglomeração. Em Caraguatatuba, as praias ficaram cheias, mesmo a cidade estar na fase vermelha do Plano São Paulo. A determinação saiu na sexta-feira (22), pelo Governo do Estado, onde a Regional de Saúde de Taubaté, onde a cidade está inserida, teve alta de casos do coronavírus.
O grande exemplo pôde ser visto na praia Martim de Sá, uma das principais de Caraguá. Lá o movimento foi intenso durante toda a manhã, mesmo com o tempo parcialmente nublado. Moradores e turistas aproveitaram para curtir o local, mas sem fazer o distanciamento social e tampouco usando máscara.
Só que a partir de segunda-feira, com a fase mais restritiva, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar, enquanto bares, restaurantes e comércio não poderão atender clientes presencialmente – somente via delivery.
O destino das praias
As quatro cidades que compõem o Litoral Norte já informaram que seguirão o decreto da fase vermelha. Mas São Sebastião e Ilhabela informaram que vão manter o acesso livre às praias. Já Caraguatatuba e Ubatuba até o momento não informaram se pretendem restringir o acesso.
Em São Sebastião a administração municipal informou que não deve aderir a nenhuma restrição, mas ressalta que impedirá qualquer situação que possa gerar aglomeração. A Prefeitura de Ilhabela também divulgou que seguirá o que foi decretado pelo Governo do Estado. Porém, não fechará as praias.
A COVID-19 no Litoral Norte
Na região, as cidades continuam com alta no número de infectados pelo novo coronavírus, o que justifica a regressão à fase vermelha do Plano SP. Liderando a região, aparece Caraguatatuba, com 5.961 casos e 137 óbitos confirmados, seguido de Ubatuba, que já tem 3.590 casos confirmados e 56 mortes. São Sebastião tem 3.451 casos e 63 mortes, enquanto Ilhabela tem 3.745 casos confirmados e 18 mortes.
Leia também
Litoral Paulista está com fases restritivas do Plano São Paulo