Cubatão

Desempregados protestam cobrando por emprego em Cubatão

A exigência é que as pessoas que moram na cidade sejam aproveitadas pelas empresas

Nesta quarta-feira (3), desempregados e sindicalistas protestaram na porta da Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobrás, em Cubatão. Eles cobram por oportunidades de emprego, já que há falta de vagas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Além dessa reclamação, outra bronca da população é porque as empresas não estão cumprindo o acordo que exige a contratação de pessoas da cidade e também da Baixada Santista. A Comissão dos Desempregados de Cubatão, junto com o Sindicato dos Metalúrgicos comandaram a manifestação.

Todos os trabalhadores que passavam pelo local da manifestação eram parados para conversar com os manifestantes, mas não eram impedidos de aderir ao protesto. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudinei Rodrigues Gato explica que 70% das vagas da Refinaria sejam destinadas à pessoas da região. Contudo, o sindicato acredita que essa porcentagem não está sendo cumprida, já que o PAT de Cubatão recebe sempre um número escasso de vagas.

“A gente espera que a Prefeitura atue, verifique e notifique as empresas, para não ocorrer mais isso. Queremos que respeitem os trabalhadores da região”, explica Rodrigues.

Justificativas

Em nota, a Petrobras esclarece que, no desenvolvimento de suas atividades, realiza a contratação de empresas prestadoras de serviços e que não interfere nas relações entre as empresas contratadas, seus trabalhadores e sindicatos. A companhia reforça que todos seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente. A refinaria segue operando normalmente.

Já a prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, informou que atua como intermediadora entre a empresa e os candidatos e que há acordo firmado junto a empresas da cidade para contratação de mão de obra dos moradores do município. As vagas são anunciadas por meio do PAT Municipal.

Leia também

Fernando Diniz deixa o comando do São Paulo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo