Brasil concentra 10% das mortes por coronavírus no mundo
Informação é da Fiocruz e alerta estados que estão em situação crítica


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta nesta quinta-feira (11). Por causa do pior momento da pandemia, país registra 10,3% das mortes por coronavírus que ocorrem em todo o mundo. E pelo segundo dia seguido, o número de óbitos passou de 2 mil. Nesta quinta foram 2.207 mortes confirmadas nas últimas 24 horas, totalizando mais de 273 mil vidas perdidas.
No Brasil mais de 96% dos casos e 99,1% dos óbitos são em decorrência do novo coronavírus. “Os recordes de novos casos e óbitos vêm sendo superados diariamente, acompanhados por uma situação de colapso dos sistemas de saúde em grande parte dos estados e municípios”, aponta a nota divulgada pela Fiocruz.
Situação dos estados
Na terça-feira (9), a fundação já havia divulgado uma edição extraordinária do boletim que acompanha a lotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) durante a pandemia de COVID-19: segundo o documento, os índices de ocupação fazem 20 unidades da federação serem classificadas na “zona de alerta crítico” e 13 unidades têm 90% de ocupação.
Leia a nota
“Na última semana, embora a saída do Pará da zona de alerta crítico para a zona intermediária, com a queda do indicador de 82% para 75%, possa deixar uma impressão visual de melhoria do quadro geral, é importante sublinhar que se observou exatamente o oposto, com crescimento do indicador em quase todos estados e no Distrito Federal e entrada na zona crítica dos estados de São Paulo e de Sergipe.” – nota da Fiocruz.
Leia também