Política

VÍDEO – População faz manifestação pró-Bolsonaro

Todos são contrários às medidas de restrição, mas promoveram grandes aglomerações

Milhares de pessoas se reuniram em vários pontos do Brasil para fazer uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Eles apoiam as ações do presidente e criticam as posturas de medidas de restrição adotadas pelos governos estaduais e prefeituras.

Na manifestação, a grande maioria estava vestida de verde amarelo ou usava a bandeira do Brasil em alusão ao patriotismo. Mas não houve distanciamento social e alguns estavam sem máscara. A concentração foi em frente ao 12º GAC e a população presente seguiu caminhando por diversas vias do país.

Brasília

Na Capital Federal, um grupo fez uma carreata em defesa do presidente Bolsonaro. Eles saíram da Torre de TV e seguiram pelo Eixo Monumental sentido Esplanada dos Ministérios. Por conta da manifestação, o trânsito foi impactado e o jeito para quem não quis participar do ato, teve que desviar para uma outra via.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) decretou o fechamento dos serviços não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings. Nas últimas semanas, os hospitais da Capital Federal têm tido taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 95%.

Já na segunda-feira (8), o governo local também decretou toque de recolher, das 22h às 5h, exceto para deslocamentos essenciais. Quem desrespeitar a regra pode ser levado à autoridade policial, e autuado por descumprimento de medida sanitária preventiva.

São Paulo

Na Capital Paulista, os atos se concentraram na Assembleia Legislativa, próximo ao Parque Ibirapuera e seguiram para a Avenida Paulista. Os manifestantes contrários ao Plano São Paulo e as restrições da fase emergencial protestaram contra o governador João Doria (PSDB).

Rio de Janeiro

Os bolsonaristas se encontraram em Copacabana e usaram as cores da bandeira do Brasil e seguiram as manifestação. Muita gente não usava máscara e todos estavam aglomerando.

Jundiaí

Créditos: Arquivo Pessoal/Ulisses Nutri Filho

Em Jundiaí, o grupo se concentrou em frente ao 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). Todos também fizeram reivindicações cobrando o fiz das restrições do Governo do Estado e também criticaram o governador paulista, além da postura da prefeitura.

As imagens do protesto em Jundiaí foram feitas pelo Diretor de Marketing Ulisses Nutti Filho e enviadas ao Rede Noticiaz.

Baixada Santista

As manifestações pró-Bolsonaro aconteceram nas cidades de Guarujá e São Vicente. Todos criticaram o fechamento do comércio na fase emergencial do Plano São Paulo e o protesto foi transmitido nas redes sociais. No Guarujá, a concentração ocorreu no Forte dos Andradas e reuniu centenas de pessoas que saíram em direção a várias vias da cidade.

Em São Vicente, a concentração foi no 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) Um dos organizadores da manifestação afirmou, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, que o protesto tem como propósito chamar atenção para os problemas financeiros enfrentados pelos comerciantes com o fechamento de serviços considerados não essenciais pelo decreto municipal.

A Prefeitura de São Vicente respondeu que respeita a manifestação das pessoas como um ato democrático e legítimo e esclareceu detalhes do decreto.

Leia na íntegra

A Prefeitura de São Vicente informa que respeita a liberdade de manifestação das pessoas, mas esclarece que o Município segue as determinações do Plano SP, do Governo do Estado. Mas ao mesmo tempo em que se preocupa com o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura segue atenta aos impactos econômicos gerados aos comerciantes em razão das medidas mais restritivas.

Diante disso, estabeleceu através de decreto algumas medidas de incentivo tributário, como a prorrogação dos vencimentos de ISSQN e IPTU de atividades comerciais não essenciais, já lançados de forma parcelada, referentes aos meses de março e abril do exercício de 2021, que podem ser pagos até 31 de dezembro de 2021, sem a incidência de multa ou juros de mora.

Outra medida tomada pela Administração Municipal é a isenção de pagamento da Taxa de Vigilância Sanitária de 2021 aos estabelecimentos comerciais. Aos estabelecimentos que já pagaram a taxa em 2021, os valores serão compensados em 2022. A iniciativa deve beneficiar 2.983 contribuintes vicentinos.

Três novos decretos passam a valer em complementação às medidas já adotadas até o momento pelo Governo do Estado. Na Cidade, a taxa dos leitos de enfermaria da ala covid atingiu 100% de ocupação e o país enfrenta o pior momento desde o início da pandemia. O prefeito Kayo Amado alertou que é imprescindível a colaboração de toda a população para que a disseminação do vírus COVID-19 seja controlada. Uso de máscaras, higienização das mãos com álcool gel e distanciamento social são as únicas medidas eficazes para evitar o contágio enquanto não houver vacinação em massa.

Leia também

Várzea Paulista ‘puxa a orelha’ da população sobre festas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo