Rejeição a Jair Bolsonaro bate recorde
Quase a metade alega que ele é o responsável pelo agravamento da pandemia


A popularidade do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) está em queda com os brasileiros. Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, a rejeição chegou a bater recorde. Além disso, quase a metade dos entrevistados também afirmam que ele é o responsável pela piora da pandemia do coronavírus, já que há nove dias que o Brasil registra recordes de mortes. Na terça, o país passou de 282 mil óbitos.
Segundo a pesquisa, Bolsonaro teve a sua gestão de governo rejeitada por 54% dos entrevistados, que avaliaram como ruim ou péssimo. Já 24% da população avalia como regular a gestão, enquanto que 22% dizem que o governo dele é bom ou ótimo.
Em mais um levantamento sobre a crise sanitária e a pandemia do coronavírus, 43% da população acreditam que Jair Bolsonaro é o responsável direto pelos problemas com as altas de casos, mortes e internações. Já sobre o Ministério da Saúde, 39% dos entrevistados avaliou como ruim ou péssima atuação da pasta sobre a pandemia.
Quem é o principal culpado pela situação atual da pandemia?
Bolsonaro: 43%
Governadores: 17%
Prefeitos: 9%
População: 6%
Todos: 5%
Nenhum: 11%
Não sabe: 6%
Quem deveria ser o principal responsável por combater a pandemia?
Bolsonaro: 42%
Governadores: 20%
Prefeitos: 17%
População: 1%
Todos: 15%
Nenhum: 1%
Não sabe: 1%
Quem está combatendo melhor a pandemia?
Governadores: 38%
Bolsonaro: 16%
Prefeitos: 28%
População: 0%
Todos: 2%
Nenhum: 10%
Não sabe: 6%
Aprovação e rejeição de governadores na pandemia
Ruim ou péssimo: 35%
Ótimo ou bom: 34%
Regular: 30%
Não sabe: 1%
Desempenho do Ministério da Saúde na crise
Ruim ou péssimo: 39%
Ótimo ou bom: 28%
Regular: 32%
Não sabe: 1%
O Instituto Datafolha ouviu 2.023 pessoas por telefone entre os dias 15 e 16 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também
COVID-19: Brasil tem recorde de mortes em um só dia