Prefeitura de Caraguatatuba assume o transporte público
Uma intervenção foi decretada pela Administração Municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou que fez a intervenção e passa a assumir a administração do transporte público. O motivo foi porque a empresa responsável pelos ônibus municipais descumpriu alguns termos do contrato, gerando o número menor de viagens.
Segundo informações, a medida foi motivada por flagrantes de não cumprimento do número de viagens. A gestão e a empresa já tinham discutido o número na Justiça, após a empresa alegar perda econômica com a pandemia e, com isso, não poder operar o serviço integralmente.
Com o começo da pandemia, houve a redução na circulação de pessoas, a empresa teria reduzido o número de profissionais, frota e viagens. Com a flexibilização, a gestão acionou a justiça para que a concessionária retomasse o número de viagens.
Após a disputa, a empresa foi obrigada a cumprir os termos do contrato sob pena de multa de R$ 1 mil. Apesar disso, segundo a gestão, durante a fiscalização do serviço, teria sido flagrada seis vezes entre abril de 2020 e 2021 praticando número menor de viagens.
Após as notificações, a prefeitura decidiu tomar o serviço, alegando má gestão. Nesta quarta-feira (7) além do decreto de intervenção, também lacrou as catracas para que tivesse acesso aos dados de viagens realmente realizadas. A suspeita da prefeitura é de que a empresa fraudasse os números.
A partir desta quinta-feira (8) a gestão passa a ser a administradora do serviço por 180 dias, período em que vai ser feita uma nova licitação para o transporte público.
Leia também