Começa a segunda fase das obras da Ponte dos Barreiros
Elas devem ser concluídas dentro de um ano, segundo a Prefeitura de São Vicente
Começou nesta segunda-feira (14), a segunda fase da reforma da Ponte dos Barreiros. Ela é a principal ligação entre a Área Insular e a Área Continental de São Vicente e antes passou por reformas emergenciais. Segundo a Prefeitura, a previsão é que as obras durem um ano.
Esta etapa haverá o reforço estrutural, com recuperação de 266 estacas, vigas, pavimento da ponte e novas armaduras. Desta forma, o equipamento irá suportar carga de 45 toneladas. Quando foi construída, a capacidade era estimada em 36 toneladas. No entanto, com a degradação do tempo, ficou limitada a 24 toneladas.
Enquanto isso, também há a perspectiva de que esta obra também receba as intervenções para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos. Na Ponte dos Barreiros há uma linha férrea ao lado e para que o VLT circule, ela também precisa ser reformada e vá até a Área Continental. No entanto, é necessária mais uma licitação para a autorização das obras.
O imbróglio antes das obras
Essa fase das obras na Ponte dos Barreiros pôde ser iniciada após liberação judicial. No último dia 3 de fevereiro, a Justiça suspendeu em caráter liminar a licitação. Segundo o juiz responsável pela decisão, irregularidades foram detectadas no certame. Com isso, não houve o início das obras.
As empresas que participaram da disputa entraram com uma ação na Justiça com o questionamento de possíveis irregularidades na disputa. O argumento foi que uma empresa seria favorecida por ser a única a atender todos os pré-requisitos do certame. O magistrado acolheu a argumentação e, desta forma, a licitação foi suspensa um dia antes da abertura dos envelopes.
Mas em abril, o prefeito Kayo Amado (PODEMOS) conseguiu a liberação judicial, após mais de 70 dias de paralisação. A empresa vencedora foi a Jatobeton Engenharia LTDA, com a licitação no valor de R$ 33.720.317,64. O prefeito assinou o contrato para a execução da segunda fase da reforma da ponte no final do mês passado.