O VAR será para todas as divisões do Campeonato Brasileiro
O árbitro de vídeo estará presente nas séries B, C e D do Brasileirão
Enfim um antigo pedido pelos clubes brasileiros será atendido. A CBF confirmou nesta quinta-feira (22) que o árbitro de vídeo (VAR) vai estar presente também na Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro. O recurso só era utilizado na Série A e na Copa do Brasil.
Em nota, a CBF informou que o VAR vai começar a funcionar a partir do segundo turno da segunda divisão e nas fases finais da terceira e quarta divisão do futebol brasileiro. Ao todo serão 230 jogos com o uso do VAR, sendo 190 no segundo turno da Série B, 26 nas fases finais da Série C e 14 nas fases finais da Série D. Todo os custos de operação do sistema serão bancados pela própria CBF.
Conforme a CBF, “a decisão da entidade ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para aquelas séries onde há esta previsão”.
“Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, disse, na nota, o presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.
Além disso, segundo a CBF, haverá o uso também do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, para “otimizar toda a operação do árbitro de vídeo”, o que indica que pode haver uma operação centralizada no local.
LEIA TAMBÉM
Com três gols de Richarlison, Brasil vence a Alemanha na estreia das Olimpíadas