

Foi confirmado nesta segunda-feira (23) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que um tripulante de um navio que veio ao Porto de Santos morreu por Covid-19. Sete casos positivos foram identificados entre os tripulantes. Desses, dois ficaram em estado grave e precisaram desembarcar para serem hospitalizados. Mas um deles morreu.
De acordo com a Anvisa, na última quinta-feira (19), sintomas suspeitos foram identificados no livro médico de bordo da embarcação Georgia Harmony, com 19 tripulantes, que solicitava entrada no Porto. Com o navio ainda em barra, a Anvisa determinou avaliação clínica a bordo e testagem da tripulação, colocando a embarcação preventivamente em quarentena de 14 dias.
A equipe médica identificou dois casos graves a bordo que requeriam pronto atendimento. Esses tripulantes foram desembarcados para assistência médica. Mas um deles veio a óbito, conforme explica a Anvisa. Já o outro segue internado, em estado grave. Há, ainda, cinco outros tripulantes cujos testes apresentaram resultados positivos, mas a agência reguladora informou que eles estão em boas condições de saúde.
A embarcação, procedente de Gibraltar, na Europa, atua no transporte de graneis sólidos. A Anvisa informou que determinou o isolamento dos doentes, o tratamento dos resíduos como infectantes e a proibição de embarques e desembarques, dentre outras medidas.
O navio encontra-se isolada e vem sendo monitorada pela agência, não havendo contato dos tripulantes com trabalhadores portuários ou população local, exceto nos casos em que há necessidade de assistência médica. De acordo com a Santos Port Authority (SPA), navio está com quarentena prevista, inicialmente, até dia 2 de setembro.
LEIA TAMBÉM
Três tripulantes de navio estão com variante delta no Porto de Santos